×

FESTA EM FAMÍLIA - DIA DOS PAIS E DAS MÃES

Homenagem às mães e pais, em dias específicos, de forma a contribuir na interação entre família e escola, possibilitando o envolvimento afetivo entre pais e filhos, e resgatando valores como o amor, a afetividade, a cooperação, o reconhecimento e o respeito às diferentes formações familiares.

ENCONTRO COM ESCRITORES

Visa proporcionar o diálogo e a socialização entre “quem escreve”, “quem ilustra” e “quem lê”, permitindo aos leitores conhecer o autor e o ilustrador, o que pensam, o que os levou a escrever/ilustrar as obras literárias e o que envolve seus processos criativos.

RECEBER E ACONCHEGAR (SEMANA DE ADAPTAÇÃO E ACOLHIMENTO) 1º ANO

Momento de receber e acolher as crianças oriundas da Educação Infantil nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, favorecendo um ambiente aconchegante em que a criança possa conhecer e viver novas experiências, expressando seus pensamentos, sentimentos e emoções livremente.

ESCREVENDO HISTÓRIAS, TECENDO SONHOS (1º ANO)

Ação pedagógica que propicia aos educandos o conhecimento e a compreensão de diversos portadores textuais, despertando o prazer da leitura e a habilidade de ler e escrever dentro de um contexto social.

SARAU DE POESIAS (2º ANO)

Incentiva o aluno a ler e declamar poemas de diversos autores e a produzir seus próprios poemas de forma individual e coletiva, possibilitando um momento de encontro entre as turmas para socialização dessas produções através de vivências.

O TRÂNSITO É DE TODOS (2º ANO)

Propicia a ampliação dos conhecimentos relacionados à educação para o trânsito, visando à conscientização, responsabilidade e aquisição de hábitos de segurança e cidadania, bem como, a formação do cidadão na condição de condutor, pedestre e passageiro.

NOSSO PLANETA, NOSSA CASA (3º ANO)

Serão desenvolvidas ações que visam conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do planeta Terra, com sugestões para minimizar o impacto da atuação do homem sobre o meio ambiente.

ARTE VAI À ESCOLA (3º ANO)

É uma atividade significativa, que visa enriquecer o aprendizado nas diversas linguagens da arte, e que ocorre por meio da visita de diferentes artistas à escola. Este momento possibilita o enriquecimento cultural e artístico de cada aluno, além de propiciar um olhar diferenciado em relação à arte, de forma que o aluno possa compreender e identificar a arte como fato histórico, contextualizado nas diversas culturas, bem como identificar a existência de diferenças nos diferentes padrões artísticos e estéticos.

ENCONTRO COM OS AVÓS (4º ANO)

Possibilita aos alunos a oportunidade de conhecerem as origens, as histórias, as tradições e costumes vivenciados por seus avós, permitindo o reconhecimento de aspectos que influenciam em sua organização familiar e possibilitando a percepção e o fortalecimento do vínculo afetivo entre as crianças e seus avós.

A MAGIA DA LEITURA (4º ANO)

Atividade que visa despertar nos discentes o gosto pela leitura conscientizando-os da importância do hábito de ler e a alertá-los quanto à valorização das oportunidades de contato com livros, refletindo sobre as oportunidades de leitura.

VALORIZANDO A VIDA (5º ANO)

Atividades que visam transmitir uma mensagem de valorização à vida e sobre a  importância de manter-se longe das drogas e da violência, conscientizando os alunos a respeito das questões éticas, morais e sociais, visando a uma formação integral da cidadania através da prevenção.