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Maria Filomena Figueiredo Seabra

Graduada em Pedagogia / Administração Escolar e Pós-graduada MBA Gestão Escolar e Empresarial

Diretora do Centro Educacional Sesc Cidadania

Gestão “(...) é a geração de um novo modo de administrar uma realidade e é, em si mesma, democrática já que traduz pela comunicação, pelo desenvolvimento coletivo e pelo diálogo”. Cury (2002, p.165)a

Um dos elementos mais importantes para desenvolver o nível de aprendizado em uma instituição de ensino é a gestão escolar. Ela é responsável por estimular o ensino de qualidade, oferecer uma visão ampla do desenvolvimento da escola e, consequentemente, impulsionar seu desenvolvimento como um todo. 

Sendo assim, o gestor deve dedicar-se com empenho a áreas de atuação que vão desde a gestão pedagógica até a gestão dos resultados escolares, passando por itens como capacidade administrativa, gestão financeira e até relações pessoais entre funcionários, pais e estudantes. 

Esses são alguns dos pilares que orientam a engrenagem de ensino da comunidade escolar. E tudo isso deve ser levado em consideração por quem assume o comando da escola. Garantir um aprendizado de nível excelente aos alunos, assim como gerir adequadamente os recursos à disposição da escola são tarefas do gestor. Confira outros elementos que podem garantir uma gestão escolar eficiente.

A gestão pedagógica está relacionada com a organização e planejamento do sistema educacional. É importante que o gestor esteja em contato aberto com os educadores para estabelecer o foco da aprendizagem e promover a educação como um todo, dando atenção ao currículo escolar e metodologia de ensino em vigor e sugerindo eventuais mudanças.

Cuidar da rotina de uma instituição de ensino também é tarefa de um bom gestor. A gestão administrativa refere-se tanto à parte física da escola, como o edifício, os equipamentos e materiais de ensino, quanto à parte institucional. Nesse caso, é necessário conhecer bem a legislação escolar, as atividades específicas de cada funcionário e os direitos e deveres de todos que se inserem na instituição. 

Também insere-se neste pilar da gestão escolar itens como planejamento financeiro. A gestão financeira tem uma importância extrema, pois ela é crucial para o crescimento e amadurecimento da instituição. Uma gestão financeira bem feita permite que a escola consiga controlar suas contas a pagar e a receber, possa administrar seus custos fixos e, principalmente, possa controlar o número de alunos inadimplentes para tomar medidas corretivas antes que o problema se agrave.

Além da gestão pedagógica e administrativa, será necessário cuidar da parte de recursos humanos. Essa é, provavelmente, a parte mais sensível de toda a gestão escolar por lidar diretamente com o relacionamento de pessoas. Alunos, funcionários, educadores e a comunidade de pais e responsáveis deve ser uma preocupação constante no trabalho do gestor escolar. 

É importante manter o bom relacionamento entre todas as partes. No que diz respeito aos funcionários, o gestor deve buscar sempre um cenário positivo no qual todos sintam-se estimulados para contribuir com o rendimento da escola como um todo. Cada vitória da instituição deve ser encarada como uma vitória de todos que se relacionam com ela. Assim como eventuais problemas e fracassos devem ser divididos por todos. 

Uma gestão escolar organizada traz à escola algo de muito valor: economia de tempo. O alinhamento das etapas dos processos faz com que tarefas sejam feitas em um tempo muito mais curto, de forma bem mais eficiente. Isso traz muitos benefícios para a escola como um todo. Os funcionários passam a ter o tempo mais otimizado, o que gera mais satisfação, e os gestores passam a ter mais tempo para se preocuparem com a parte estratégica e cuidar do que realmente importa: a educação.

Todos os processos que integram a instituição de ensino podem ser melhorados a partir de uma gestão escolar eficiente: desde elementos pedagógicos até princípios administrativos presentes no dia a dia da escola. O peso de uma gestão que conheça bem a rotina da escola e saiba interagir entre as diversas áreas de forma positiva faz a diferença na visão ampla do desenvolvimento da instituição de ensino. Quando os processos internos passam a fluir melhor, a escola cresce como um todo.

É importante que o gestor tenha uma visão ampla sobre o desempenho da escola como um todo. Uma gestão escolar bem feita permite que isso ocorra de forma estruturada, pois o acompanhamento é feito de forma contínua através de indicadores que mostram como a instituição vem se comportando em determinado período. Através desse acompanhamento de resultados é possível identificar os pontos em que a escola está com deficiência, para que o problema possa ser trabalhado e corrigido. Todo esse esforço permite que a instituição tenha resultados muito mais satisfatórios ao longo do ano, interferindo na qualidade do ensino oferecido, como um todo.

A escola pode ser pensada como uma organização complexa que se organiza a partir da integração de diferentes áreas. Nesse sentido, para o desenvolvimento da unidade escolar como um todo, é preciso que o gestor promova uma integração entre os setores. O gestor deve, por exemplo, ter conhecimentos pedagógicos específicos e ao mesmo tempo ter bom relacionamento com a comunidade interna (professores, alunos e funcionários) e também atrair confiança externa de pais e eventuais investidores ou profissionais externos à instituição. Outra forma de gerir a escola é mantendo a satisfação e eficiência de todos que trabalham na instituição. 

Esses são os pilares da boa gestão escolar. Uma boa gestão é capaz de impactar positivamente todos os processos presentes em uma instituição de ensino. Ter uma visão global da escola também pode ajudar o gestor a adquirir ferramentas para lidar com os desafios da gestão. Mas atenção: só um gestor organizado, motivado e alinhado com as demandas e necessidades de quem faz parte da comunidade escolar pode elevar a instituição a níveis de excelência.

Vivemos diante de diversas dificuldades que a escola apresenta na sociedade desde as políticas públicas implementadas até aos conflitos existentes internos. 

É necessário considerar a escola como o espaço próprio da difusão do conhecimento sistematizado e formal. A escola é a instituição que foi criada para a socialização do saber sistematizado. Para que a escola avance nos seus objetivos primordiais que dentre eles está à aprendizagem daqueles para quem foi criada ? crianças, jovens, adultos, é necessário que exista uma boa gestão por trás deles. 

Na gestão é importante a participação de todos os agentes que contribuem de forma direta ou indireta nos processos de organização da escola. O sucessor escolar dos alunos está inteiramente relacionado com a gestão da escola. Para VIEIRA (2007): 

(...) o sucesso de uma gestão escolar, em última instância, só se concretiza mediante o sucesso de todos os alunos. Daí porque é preciso manter como norte a gestão para uma comunidade de aprendizes. 

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO SESC CIDADANIA

 

Sabemos que toda escola tem uma estrutura de organização interna, normalmente regida por regimentos escolares ou legislações específicas estaduais ou municipais. Nas organizações é comum a inter-relação entre várias funções e serviços. Segue abaixo como está estruturada nossa Unidade Escolar:

SETOR TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

  • Direção
  • Administrativo-Financeiro
  • Secretaria escolar Serviços de zeladoria, limpeza, vigilância
  • Coordenação Social
  • Multimeios (biblioteca, laboratórios, videoteca,  nutrição, desenvolvimento artístico e cultural, desenvolvimento físico esportivo, etc.)

CONSELHO ESCOLAR / DIREÇÃO

  • Coordenação Geral
  • Coordenação por segmento
  • Orientação Pedagógica

SETOR PEDAGÓGICO / CONSELHO

  • Professores
  • Coordenação
  • Alunos
  • Pais 

DOS CURSOS:

Ensino Fundamental Anos iniciais: 1º ao 5º ano 

Ensino Fundamental Anos Finais: 6º ao 9º ano 

Ensino Médio: 1ª à 3ª série

EDUCON

Cursos de línguas: Inglês, Francês, Alemão e Espanhol

DESENVOLVIMENTO FÍSICO ESPORTIVO

Atividades Esportivas - APLUC - Atividade psicomotoras e lúdicas para crianças, Iniciação Esportiva Geral, Karatê e Xadrez