×

Aluna do Sesc Cidadania conquista primeiro lugar em concurso de Redação

Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania

Aluna do Sesc Cidadania conquista primeiro lugar em concurso de Redação
22 Dez 2016 11h52 atualizado 09 Fev 2017 09h54

Aluna do Centro Educacional Sesc Cidadania, Júlia Peixoto Fernandes, brilhou em 2016 como primeira colocada em Goiás do 8º ano do ensino fundamental do 8º Concurso de Redação da CGU “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania”. A premiação do concurso no estado de Goiás aconteceu na última quinta-feira, dia 15 de dezembro, no auditório do Ministério Público. Todos os primeiros colocados de cada ano receberam um tablet e tiveram os seus trabalhos apresentados.

Em um ano de importantes mudanças e debates no país e no mundo, não há melhor momento para incentivar à reflexão e o debate desses assuntos nos ambientes educacionais, tema já bastante explorado na escola. Júlia é aluna do Sesc Cidadania desde o 2º ano do ensino fundamental e é do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG). O gosto e o incentivo pela leitura vêm desde cedo com influências que recebeu em casa, dos pais e da tia, e sempre que pode participa dos concursos de redação, já tendo conquistado um outro primeiro lugar.

Ela conta muito feliz que sempre gostou muito de escrever e de ler e que quando a professora falou dessa oportunidade ela logo quis participar, mas não imaginava chegar nesta colocação. “Eu não tive dificuldade com o tema. É um tema bastante recorrente pra gente, principalmente aqui no Brasil que temos sérios problemas com a ática na política. Mas foi um tema simples de escrever, porque já faz parte da gente. O nome da minha escola é Centro Educacional Sesc Cidadania, então eu estudo desde pequena sobre Cidadania. Foi gratificante escrever e conquistar esse primeiro lugar”, finaliza Júlia, agradecida pelo prêmio que conquistou.

Este foi o primeiro ano que o Sesc Cidadania participou do concurso e já conquistou uma excelente classificação. A professora Marcela Rodrigues Santos, de produção de texto do 8º e 9º ano do ensino fundamental, conta que mobilizou todos os alunos e falou da importância de participarem de concurso. Toda orgulhosa do resultado do concurso ela foi acompanhar de perto a premiação da aluna, fruto do seu trabalho em sala de aula: “É um orgulho. Uma grande satisfação em ver que o trabalho desenvolvido deu certo e ver essa conquista da minha aluna. Tivemos um bom resul tado e com certeza vamos continuar nos próximos anos”.

A 8ª edição do Concurso de Desenho e Redação, o tema “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania” faz referência a um programa desenvolvido pela CGU em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa que aborda assuntos relacionados ao desenvolvimento da autoestima, valorização das diferenças, organização do Estado, democracia, cidadania e participação social. O concurso é direcionado a estudantes regularmente matriculados em escolas públicas e privadas do país, sendo divido em 14 categorias. Nas categorias de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os alunos concorrerão com trabalhos do tipo "Desenho". Nas categorias de 6º ao 9º ano do ensino fundamental, 1º ao 3º do ensino médio, incluindo a modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), os alunos apresentarão trabalhos do tipo "Redação".