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Dicas para montagem de lancheira para alunos dos Anos Iniciais

O cardápio diário das crianças deve conter as quantidades adequadas de proteínas,
carboidratos e vitaminas, além da quantia suficiente de gorduras. Os pais têm de aprender a
lidar com o gosto das crianças menores, que nem sempre estão interessadas em um lanche
mais saudável e balanceado. É um esforço diário e constante até que esses hábitos sejam
desenvolvidos adequadamente - os resultados vêm no médio e longo prazo.

Como o lanche é uma refeição intermediária, o ideal é que a lancheira contenha uma bebida
para hidratar, uma porção de carboidrato para dar energia, uma opção de alimento lácteo,
como iogurte ou queijo branco, e uma porção de frutas. Ao fazer esse tipo de combinação,
você inclui ingredientes de grupos de alimentos variados para compor um lanche escolar
completo e nutritivo.

Os pais devem explicar que seus filhos não precisam gostar de tudo, mas que devem
experimentar algumas opções. Para as crianças mais resistentes à ingestão de frutas, a
recomendação é de incentivar a aceitação gradativa de, pelo menos, uma por dia na
composição da lancheira. Deve-se incentivar também a ingestão de alguns vegetais menos
tradicionais, mas que também são saudáveis e podem compor esse cardápio na hora do
lanche escolar, como tomate-cereja e minicenoura. Frutas diferentes do cotidiano para
estimular o paladar, como: kiwi, uva sem semente, jabuticaba, carambola fatiada, etc., também
são indicadas.

Ao embrulhar o lanche, prefira envolvê-lo em papel alumínio ou até mesmo em papel-filme
antes de colocar na lancheira.

Seguem algumas dicas para a hora de montar a lancheira:
1 . Evite oferecer chocolates, salgadinhos, balinhas e outras guloseimas. Essas opções são
ricas em gordura trans, açúcar e sal;
2 . Prefira sucos naturais. Acondicione em recipiente térmico e certifique-se que está bem
fechado!
3. Opte por uma fonte de cálcio todos os dias, como: queijo branco, iogurte, coalhada, leite
fermentado tipo “Yakut”;
4 . Evite oferecer biscoitos recheados como opção de lanche;
5. Sempre que possível, opte por pães e biscoitos integrais;
5 . Dê preferência às frutas da estação. O ideal é que seja colocada na lancheira uma fruta por
dia ou suco da fruta ou ainda a salada de frutas;
6 . Evite frituras e embutidos, como coxinhas, risoles ,quibes fritos e salsicha;
7 . Opte por lancheiras que mantenham a temperatura mais baixa do que a do ambiente.

Não se esqueça de verificar a lancheira quando seu filho retornar da escola. Além de conferir o
que ele comeu, aproveite para fazer uma limpeza. O ideal é que todos os dias você passe um
pano com água e detergente. Finalize pulverizando o recipiente com álcool 70%.

Francisca Malvina Feitosa de Oliveira Duarte
Nutricionista Sesc Cidadania e Educação Continuada