×

APROVEITE A PÁSCOA DE MANEIRA SAUDÁVEL!

• Procure não comer chocolates antes das principais refeições, como almoço e jantar. Ele pode tirar a fome e fazer com que você deixe de lado alimentos importantes para uma alimentação equilibrada;
• Se puder escolher o chocolate, prefira aqueles com mais de 70% de cacau. Além de possuir uma quantidade menor de açúcar, o cacau tem funções antioxidantes que age como protetor cardiovascular, sendo considerado mais saudável;
• Opte por Ovos de Páscoa pequenos. O símbolo da Páscoa é o ovo, não o seu tamanho: valorize a qualidade e não a quantidade. Limite-se ao número 12;
• Escolha os chocolates mais simples, que não contenham recheios, cremes e castanhas;
• Evite comer chocolates à noite. Como ele é estimulante, pode atrapalhar o sono ou até causar insônia em pessoas mais sensíveis;
• O consumo exagerado de chocolate pode gerar complicações, como alergias, diarreias, dores de cabeça, ganho de peso e agitação devido à presença de cafeína. O ideal é ingerir quantidades pequenas ao longo do dia;
• Fique atendo aos rótulos nutricionais! O ovo de Páscoa contém teor muito elevado de gorduras e açúcares e, portanto, deve ser consumido com moderação!

Conheça mais sobre os chocolates:

CHOCOLATE AMARGO

Na semente do cacau, existe uma substância antioxidante, chamada flavonóide, que age como protetor cardiovascular. Os flavonóides reduzem a oxidação do colesterol ruim. Porém, os benefícios dependem da quantidade de flavonóides presente no chocolate, e quantidades realmente significativas da substância só são encontradas no chocolate amargo, com mais de 70% de cacau.

CHOCOLATE DIET

Nos chocolates Diet, o açúcar é substituído por adoçantes. É um alimento desenvolvido para diabetes e para quem quer diminuir a ingestão de calorias. Porém, trocar açúcar por adoçantes modifica a textura do alimento, e para conseguir a textura habitual, os fabricantes acabam adicionando mais gordura, tornando o valor calórico do chocolate diet igual ou maior ao de um chocolate convencional. O ideal é analisar o rótulo!

CHOCOLATE AO LEITE

Prefira o chocolate ao leite em vez do branco, pois possui menos gordura hidrogenada e maior quantidade de cacau na composição, portanto, é menos calórico.

CHOCOLATE BRANCO

É constituído a partir da manteiga de cacau, por isso, não tem nenhuma quantidade de antioxidantes. É o menos indicado, por não apresentar propriedades benéficas em sua composição.