×

    Sesc Cidadania adota metodologia da Escola da Inteligência

    Sesc Cidadania adota metodologia da Escola da Inteligência

    21 Feb 2019 10h41 atualizado 21 Feb 2019 11h43

    Habilidades socioemocionais como resiliência, empatia, pensar antes de reagir e saber gerenciar os pensamentos e a ansiedade são tão importantes na formação quanto as disciplinas cognitivas. Pensando na formação dos alunos, o Sesc Cidadania Goiás adotou neste ano de 2019 a metodologia da Escola da Inteligência.

    Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo médico psiquiatra, psicoterapeuta, pesquisador e escritor, Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos.

    A primeira apresentação da Escola da Inteligência para os pais dos alunos das unidades do Sesc Cidadania Goiás realizou-se nesta última quarta-feira, 20, no Sesc Faiçalville, em Goiânia. O evento contou com presença do presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), Marcelo Baiocchi, diretor do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Leopoldo Veiga Jardim, diretor do Sesc Cidadania, Luiz Edgar e a diretora de Desenvolvimento Social, Márcia Carvalho.

    De acordo com o presidente da Fecomércio – GO, Marcelo Baiocchi, a metodologia tem o objetivo de complementar a educação das crianças e adolescentes do Sesc Cidadania. “Ensinar português, matemática, ciência, geografia e história, qualquer escola faz. Agora ensinar cidadania, nós nos propusemos a fazer. Queremos trazer valores ao ensino e formar cidadãos”, explicou.

    Todos os envolvidos, professores, alunos e familiares, são beneficiados com a Escola da Inteligência, segundo o diretor do Sesc Senac, Leopoldo Veiga. “O método promove mais qualidade de vida e bem-estar psíquico para todos. Da mesma forma reforça a importância de valores como respeito e honestidade”, afirmou.

    Palestra

    Durante a apresentação da Escola da Inteligência, o professor e coach, Diekson Carvalho, ministrou uma palestra com o tema “Vida em família – aprendendo com as emoções”. Ele estava representando o autor do projeto, Augusto Cury. Segundo Diekson Carvalho, 96% dos alunos apresentam melhoras na autoestima, ansiedade e timidez, com a metodologia.

    “O que toma conta dos nossos corações? A esperança ou a tristeza? Isso é sabedoria que Augusto Cury nos ensina através do seu material”, ressaltou. O programa é aplicado por meio de livros, dinâmicas, jogos, recursos multimídia, avaliações de desenvolvimento, entre outros, e contempla desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, com materiais específicos para cada faixa etária, da mesma forma com capacitação para toda a instituição de ensino.

    Alunos

    Todos os alunos das três unidades do Centro Educacional Sesc Cidadania serão beneficiados com a Escola da Inteligência, conforme o diretor Luiz Edgar. A apresentação do método também foi apresentada aos estudantes, por meio de palestras, dinâmicas e depoimentos de professores e dos próprios adolescentes.

    “A Escola da Inteligência vem compor a educação do Sesc Cidadania na formação de cidadãos. Queremos pessoas que saem daqui com uma visão e conhecimento técnico muito forte, preparados para universidade e o mercado de trabalho, e também saem daqui com uma sanidade mental”, enfatizou Luiz Edgar.