×

    Alunos do Sesc Cidadania são instruídos sobre os riscos do uso de drogas

    Parceria com PM-GO visa prevenção e desenvolvimento da autoestima

    28 Mar 2019 15h41 atualizado 02 Apr 2019 16h58

    Os alunos do 5º ano e 7º ano do Centro Educacional Sesc Cidadania assistiram, nesta última terça-feira, 19, a segunda aula do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) da Polícia Militar de Goiás, em Goiânia. O PROERD é um programa de caráter preventivo que estimula o desenvolvimento da autoestima, controle das tensões e civilidade, garantindo que as crianças e adolescentes cresçam com a consciência e orientação sobre os perigos do uso de drogas.

    Em 10 anos de parceria entre Sesc Cidadania com PROERD, a instituição de ensino confirma que o programa desenvolve a disciplina, ética, criatividade e responsabilidade social dos estudantes. De acordo com o cabo da PM, Moacir, as estatísticas mostram que nas escolas onde o projeto é desenvolvido há um baixo número de adolescentes envolvidos em atos infracionais e uso de drogas.

    “O programa é certeza de resultados. Com as aulas os jovens ficam mais preparados para lidar com a situação de pressão e frustrações. Mas é importante ressaltar que o sucesso desse programa depende da parceria de escola, polícia e família”, ressalta o policial.

    O PROERD é desenvolvido por meio de 10 aulas, ao longo do primeiro semestre escolar, ministradas por um policial com a presença de um professor da escola. Durante esse período os estudantes recebem um livro para orientação e com exercícios. O final é marcado por uma formatura, momento em que as crianças e adolescentes recebem o certificado de conclusão do curso.  

    “Nesses 10 encontros desenvolvemos com eles as técnicas de resistência, seja em situação de pressão amigável ou até mesmo em situação de pressão com ameaça. Queremos que eles aprendam a lidar com todas as circunstâncias de uma forma assertiva”, explica o cabo Moacir.

    Para o diretor do sistema Sesc e Senac, Leopoldo Veiga, a parceria com o PROERD estimula a cidadania e a boa conduta. “Nós queremos que os estudantes percebam a necessidade desenvolver as suas potencialidades criando uma geração consistente, e da mesma forma também desejamos que eles atuem como disseminadores dos conhecimentos que adquiriram, colaborando com uma sociedade melhor”, destaca.

    Saiba mais
    O Programa Educacional de Resistência às Drogas é a versão brasileira do Programa Norte-Americano Drug Abuse Resistance Ecudation (D.A.R.E), criado em 1983, em Los Angeles. PROERD é uma ferramenta utilizada no mundo inteiro no combate preventivo ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas. Atualmente, 58 países aplicam o programa utilizando material didático adaptado à realidade dos diferentes países. 

    A história do PROERD no Brasil começa no ano de 1992. No Estado de Goiás, o programa começou em 1998. Já são mais de 660.000 crianças e adolescentes atendidas em Goiás. Segundo a PM, a atuação dos policiais no PROERD representa uma modalidade de policiamento comunitário.