×

Conheça os projetos pedagógicos da Educação Infantil do Sesc

Unidades de Anápolis e Goiânia já iniciaram o ano letivo de 2020

28 Jan 2020 11h14 atualizado 28 Jan 2020 11h15

As aulas da Educação Infantil do Sesc Goiás iniciaram no dia 20 de janeiro nas unidades de Anápolis, Universitário e Faiçalville. Os projetos pedagógicos, previsto para este ano letivo, possuem o enfoque para os aspectos afetivo, cognitivo e social, na perspectiva sociointeracionista e construtiva.

Para o Sesc Goiás, os primeiros anos de vida repercutem para sempre no desenvolvimento humano. A Educação Infantil na instituição é destinada para crianças na faixa etária de 3 a 5 anos de idade. Neste ano, os trabalhos que serão desenvolvidos com os alunos têm como eixos as áreas do conhecimento como artes práticas de oralidade, leitura e escrita; natureza e sociedade; corpo e movimento; música e Matemática.

Construindo e fortalecendo vínculos

O ingresso na Educação Infantil é uma fase que exige um período de adaptação tanto das crianças, pais e professores. Durante o período letivo, as unidades irão realizar atividades diversificadas para receber essas crianças contemplado a interação e a socialização. Serão promovidos cantos de aprendizagens, brincadeiras recreativas, oficinas artísticas, contação de histórias, rodas de conversas e passeios pelas unidades, apresentando aos pequenos os espaços e as pessoas que pertencem ao lugar e assim promovendo maior segura no espaço escolar.

A Magia do Teatro

Este projeto tem como objetivo proporcionar às crianças a oportunidade de contato com os diversos segmentos da arte por meio do teatro, ampliando assim os conhecimentos e enriquecendo as experiências culturais das crianças.

A intenção dessa ação é que as crianças ampliem suas possibilidades de apreciar, discutir as características dos personagens, do enredo, do cenário e trilha sonora, permitindo que elas viajem num mundo de encantamento e fantasias.

Páscoa Solidária

Durante o mês de abril serão realizadas rodas de conversas e reflexões sobre o tema, atividades que estimulem a interação, criatividade, partilha e solidariedade entre as crianças por meio de oficinas culinárias de pão, apresentação teatral, brincadeiras e o lanche da partilha.

Álbum de família

Este projeto tem como objetivo homenagear os pais e buscar a reflexão sobre a família. Para isso serão desenvolvidas atividades diversificadas e programações especiais com oportunidade de interação, convivência e descontração entre pais, responsáveis e filhos.

Arrasta-pé da Educação Infantil  

Com o objetivo de resgatar as origens e a cultura dos vários cantos do país, neste ano o mês de junho será contemplado com rodas de conversas, pesquisas, brincadeiras, músicas e comidas típicas dos festejos juninos. A escola tem o compromisso de manter sempre vivas as tradições brasileiras.

Jogos da Educação Infantil

O objetivo dos Jogos da Educação Infantil, JOEDI, é envolver as crianças em atividades esportivas e resgatar valores, autoestima e integração escolar e social. Para isso, as crianças irão realizar estudos sobre as modalidades esportivas e suas histórias, além das competições entre elas.

Aulas de campo

As aulas de campos são para despertar nas crianças o interesse pelo estudo de forma agradável e prazerosa, oportunizando a vivência da prática daquilo que eles estudaram em sala. A aulas de campos são: pesquisas, entrevistas, palestras, visitas em loco, construções de jogos e outros.

Mostra de saberes

Ao longo do ano serão desenvolvidos projetos didáticos de acordo com os interesses das crianças em todas as turmas e no final do ano, serão realizadas a Mostra Pedagógica como forma de culminância dos projetos trabalhados.