×

    Saiba como controlar sua ansiedade na véspera da prova do Enem

    Veja as dicas da instrutora do Senac Goiás para você mandar bem no exame

    15 Jan 2021 10h50 atualizado 15 Jan 2021 10h51

    O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para ingressar em uma instituição de ensino superior. Não é à toa que, a cada ano, milhares de pessoas se preparam para realizar a prova e garantir um bom desempenho nas questões. Em meio a tantas expectativas, diante de uma pandemia, surge uma pergunta: como controlar a ansiedade às vésperas do Enem?

    A instrutora do Senac Goiás, Elisandra Cabral, trouxe algumas dicas para que o estudante possa manter a calma antes da prova e consiga realizar o exame com tranquilidade. A primeira indicação dela é manter sua rotina.

    “Mas se você está na véspera da prova, você precisa descansar. Não vai adiantar passar a noite estudando, porque se não quando você chegar na prova, você vai estar mais cansado, mais ansioso e não vai ter um bom resultado, então descanse”, ponderou.

    A segunda dica é evitar alimentos estimulantes, como chá mate, energético, refrigerante de cola e café. Segundo a instrutora, esses alimentos contribuem para a ansiedade e isso pode prejudicar na concentração da prova. O terceiro conselho é respirar! “Toda vez que você estiver nervoso, preste atenção na sua respiração. Quando prestamos atenção na nossa respiração, nós diminuímos o nosso ritmo e aumentamos a nossa concentração, diminuindo a nossa ansiedade”, destacou.

    O que levar para prova   

    No dia da prova, lembre-se de levar duas máscaras confortáveis e o seu álcool gel. É importante que sua máscara não esteja apertada para não te machucar. Os alimentos que você irá levar para a sala de aula, também merecem destaque.

    “Muita gente gosta de levar chocolate, mas chocolate é um alimento muito perigoso, porque pode te dar um ato falho enquanto você realiza a prova, isso quer dizer que você pode perder de 2 a 3 minutos durante a prova. Os melhores alimentos para levar são castanhas, barras de cereais e frutas”, enfatizou a instrutora do Senac, Elisandra Cabral.

    A água é outro ponto essencial. Segundo Elisandra, a hidratação mantém a temperatura ambiente do corpo e contribui para o conforto e bem-estar durante a prova.