×

    Biblioteca Sesc Cidadania

    A biblioteca está aberta para atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h45.

    Estrutura. Dispõe de uma estrutura com vários ambientes: sala de leitura, audioteca, sala de estudos, além do acervo geral. 

    Desenvolve ações de incentivo ao gosto pela leitura e auxílio às consultas, ao estudo e às pesquisas escolares impressas e eletrônicas. Está informatizada tanto para pesquisas e consultas quanto para o atendimento de empréstimos domiciliares. 

    Em constante atualização, conta com acervo bibliográfico impresso e multimídia formado por livros paradidáticos e literários; periódicos adquiridos por assinatura de jornais, revistas e gibis de circulação regional e nacional, além de multimídia.

    Atendimento. Atende todos os alunos e funcionários da Unidade. É importante informar que há a necessidade de apresentação do cartão de matrícula do Sesc com data de vencimento atualizada para o acesso aos serviços que a biblioteca oferece. Solicitamos que os pais/responsáveis verifiquem sempre os empréstimos realizados por seus filhos, pois há cobrança de multa por atraso na devolução, por dia e por livro emprestado.

    O aluno é responsável por zelar pela conservação do material utilizado na biblioteca ou por empréstimo domiciliar, ficando sujeito a indenizar a escola nos casos de perda ou dano.

    Caso as famílias necessitem de um espaço para leitura e de empréstimos domiciliares, informamos que o Sesc disponibiliza o acesso para trabalhadores do comércio e para o público em geral em suas bibliotecas nos seguintes endereços: Centro, Faiçalville, Universitário e Campinas. 

    Para o acompanhamento do serviço de empréstimo domiciliar, informamos suas normas (observando o momento de retorno às aulas híbridas e on-line):

    Empréstimo: efetuado por meio de sistema eletrônico, com o Cartão Sesc do aluno, que é pessoal e intransferível. O leitor poderá levar até quatro livros, em todas as unidades do Sesc. Não será possível o empréstimo caso o aluno esteja em atraso na devolução, com multa a ser paga ou se a data de vencimento do cartão estiver desatualizada.

    Solicitações de empréstimos:

    • WhatsApp 62 3250-8017
    • e-mail biblioteca.cidadania@sescgo.com.br
    • Com antecedência de 24 horas para a entrega
    • Envio da imagem do Cartão Sesc (carteirinha) para obtenção dos dados cadastrais e autorização dos empréstimos

     

    Entrega dos empréstimos aos leitores

    • Todos os livros emprestados serão higienizados e embalados em saco plástico transparente. Conterão o nome e a matrícula do aluno, e com o nome do responsável caso busque o empréstimo pelo aluno. Somente estas pessoas poderão retirá-los.
    • A embalagem com o empréstimo poderá ser retirado na Portaria do Ensino Fundamental e na Portaria do Ensino Médio, pelos alunos e pelos responsáveis identificados. Havendo possibilidade, a entrega poderá ser em sala de aula, caso o aluno esteja em aula presencial.

    Obras: aos alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais, são emprestados os livros literários Infantis e juvenis. Aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais e da 1ª à 3ª séries do Ensino Médio, são emprestados os livros literários infantis, juvenis, da literatura brasileira e estrangeira e multimídia. Dicionários, enciclopédias, atlas, jornais, revistas e gibis não são emprestados, apenas consultados na biblioteca.

    Prazo: o prazo para leitura e estudo domiciliares com os livros é de 14 dias. A data de devolução é carimbada em ficha própria, dentro do livro, ou na capa do multimídia.

    Devolução: o atraso na devolução gerará multa.

    • Os alunos e os responsáveis depositarão os livros nas caixas reservadas especificamente para este serviço nas Portarias do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os livros permanecerão nas caixas por 7 dias sob “quarentena” antes da devolução no sistema eletrônico e retorno ao acervo.
    • Também poderão ser devolvidos nas Bibliotecas das demais Unidades do Sesc.

    Cobrança de devolução: será feita pela equipe da biblioteca utilizando os canais de comunicação com as famílias: e-mail, ligação telefônica e WhatsApp. Quando se tratar de alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais, poderá haver registro na agenda escolar para conhecimento e providências dos pais.

    Multa: o aluno levará livros para casa gratuitamente. A multa será gerada se houver atraso na devolução. Materiais emprestados da biblioteca e abandonados nas dependências da escola poderão, também, gerar multa.

    Reposição: No caso de perda ou dano físico ao material emprestado, o responsável deverá fazer a reposição por obra igual à que foi perdida ou danificada. Esta situação será resolvida juntamente com a bibliotecária.