×

Sugestão de livro

Livro: Terra sonâmbula

Autora: Mia Couto

Eleito pela Feira do Livro de Zimbabwe como um dos dozes melhores livros africanos do século XX, narra duas histórias paralelas de um idoso e um menino na fuga da guerra civil em Moçambique. Escrito numa prosa poética que remete a Guimarães Rosa, o autor utiliza recursos do realismo mágico e da arte narrativa africana para escrever esta fábula.

Sugestão de livro

Livro: O menino do vagão

Autor: Pam Jenoff

Durante a ocupação nazista na Holanda, Noa, uma jovem de apenas 16 anos, engravida de um soldado alemão. Contra a sua vontade, ela é obrigada a entregar seu bebê recém-nascido para a adoção e é praticamente abandonada em um cenário de guerra e destruição. Em busca de abrigo, ela chega em uma pequena estação de trem no interior da Alemanha onde, em troca de comida e um lugar para dormir, ela passa a trabalhar. 
Até que em uma fria noite de inverno, Noa descobre um vagão de trem repleto de crianças judias roubadas de seus pais, com destino a um campo de concentração. Em um momento que mudará toda a sua vida, ela decide salvar um dos bebês judeus. E, talvez, recuperar a esperança que foi levada junto com o seu filho. Começa assim, a sua jornada em busca da liberdade. 

Sugestão de livro

Livro: A menina que contava histórias

Autor: Jodi Picoult

Sage Singer trabalha a noite toda, preparando pães e doces para o dia seguinte e tentando escapar de uma realidade de solidão, lembranças ruins e da sombra da morte de sua mãe. Quando Josef Weber, um idoso que participa do grupo de luto de Sage, passa a frequentar a padaria, eles começam uma amizade improvável. Apesar de suas diferenças, ambos enxergam um no outro as cicatrizes ocultas que as demais pessoas não veem.
Tudo muda no dia em que Josef confessa um segredo vergonhoso e há muito enterrado — ele foi membro da SS na Alemanha nazista — e pede a Sage um favor impensável: que ela o ajude a morrer. O que ele não sabe é que a avó de Sage é uma sobrevivente do Holocausto... ou será que sabe?
Se Sage concordar em fazer o que Josef pediu, enfrentará não apenas repercussões morais, mas talvez também legais. Com a integridade de seu amigo mais próximo manchada, ela começa a questionar suas suposições e expectativas sobre a vida e a própria família. 

Sugestão de livro

Livro: Felicidade Clandestina

Autor: Clarice Lispector

Este conto que dá titulo ao livro é um dos renomados escritos da autora. Nele, uma criança filha de livreiro, age com maldade ao fazer uma outra criança, ávida por leitura, ir todos os dias em sua casa para pegar o livro que nunca é emprestado, até que sua mãe descobre e a faz emprestar o livro. Este amor em detalhes pelo livro é um dos ápices do conto. Neste livro, estão outros vinte e quatro contos em que a autora retrata e leva à reflexão da condição humana.