- O que é? Projeto Interdisciplinar "Os Números da Saúde Física"
- Consciência Corporal e Valores -
- Ênfase: Sessões educativas no uso das mochilas escolares
- Onde? Centro Educacional Sesc Cidadania - Goiânia-GO
- Quando? Fevereiro 2017
- Público-alvo: Estudantes dos 7º anos Ensino Fundamental Anos Finais
- Disciplinas: Matemática & Educação Física
Conteúdos contemplados:
Aprender comunicar-se matematicamente, explorando conceitos como: interpretação de gráficos, tabulação de dados, análises de medidas, comparações, deduções, relações entre grandezas, cálculos de porcentagem etc, estabelecendo relações em situações-problema buscando soluções e gerando significados para a resolução de problemas.
Atividades práticas sobre as posturas corretas para levantamento de peso, respiração e exercícios aeróbicos e meditativos como atividades, objetivando a melhora da consciência corporal, percepção do fluxo de bioenergia para o corpo e ambiente.
OBJETIVOS GERAIS
O projeto tem como objetivos a aplicação de conceitos da matemática necessários ao desenvolvimento do aluno em sala de aula e fora dela e promover sessões educativas e de conhecimento – integração - aplicação, baseadas na vivência prática das posturas corretas, essencialmente no transporte de mochilas escolares, quantidade de carga transportada, modelo de mochila utilizada e modo de transporte de mochilas, em estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental Séries Finais. Visa ainda a ampliação do conhecimento, criação/reforço de hábitos saudáveis, consciência corporal, atuando como medida preventiva de futuras doenças.
Objetivos Específicos
- Valorizar os(as) estudantes como cidadãos e a escola como uma instituição que promove a formação humana e o aperfeiçoamento pessoal.
- Incentivar os(as) estudantes para o autoconhecimento através para a observação de si mesmo(a) em suas práticas quotidianas no que se refere à postura corporal e à saúde do corpo como um todo.
- Tabular dados extraídos da pesagem da massa corporal (kg) e estatura (cm) dos(as) estudantes e suas respectivas mochilas, observando o índice percentual da carga máxima permitida (peso das mochilas) em relação à massa corporal, o que não deve ultrapassar 10% da mesma.
- Conscientizar os(as) estudantes sobre o uso comedidos de celulares, tablets, vídeo games, computadores, TV etc avaliando os impactos que podem ser negativos na adolescência e vida adulta. - Promover mudança de hábitos nos(as) estudantes em relação à educação postural quanto ao uso de mochilas, principalmente com relação à diminuição da quantidade de carga transportada vivência diária.
- Avaliar o grau de satisfação dos adolescentes com sua imagem corporal, utilizando as escalas de silhueta de Stunkard e Kakeshita a fim de promover a percepção consciente do seu corpo.
- Despertar nos(as) estudantes sobre os benefícios da prática da atividade física e os malefícios agravados pelo sedentarismo como vícios posturais, dores nas costas, dores lombares e na cervical ocasionados pela sobrecarga de peso na mochilas.
- Instigar os(as) estudantes para o autoconhecimento: vivenciar práticas aeróbicas com vistas também ao autocontrole (controle da ansiedade e stress).
Confira a integra do projeto Os Números da Saúde Física