×

    - O que é? Projeto Interdisciplinar "Os Números da Saúde Física" 

                                    - Consciência Corporal e Valores -

    - Ênfase: Sessões educativas no uso das mochilas escolares

    - Onde? Centro Educacional Sesc Cidadania - Goiânia-GO

    - Quando? Fevereiro 2017

    - Público-alvo: Estudantes dos 7º anos Ensino Fundamental Anos Finais 

    - Disciplinas: Matemática & Educação Física 

    Conteúdos contemplados: 

    Aprender comunicar-se matematicamente, explorando conceitos como: interpretação de gráficos, tabulação de dados, análises de medidas, comparações, deduções, relações entre grandezas, cálculos de porcentagem etc, estabelecendo relações em situações-problema buscando soluções e gerando significados para a resolução de problemas. 

    Atividades práticas sobre as posturas corretas para levantamento de peso, respiração e exercícios aeróbicos e meditativos como atividades, objetivando a melhora da consciência corporal, percepção do fluxo de bioenergia para o corpo e ambiente.

     

    OBJETIVOS GERAIS 

    O projeto tem como objetivos a aplicação de conceitos da matemática necessários ao desenvolvimento do aluno em sala de aula e fora dela e promover sessões educativas e de conhecimento – integração - aplicação, baseadas na vivência prática das posturas corretas, essencialmente no transporte de mochilas escolares, quantidade de carga transportada, modelo de mochila utilizada e modo de transporte de mochilas, em estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental Séries Finais. Visa ainda a ampliação do conhecimento, criação/reforço de hábitos saudáveis, consciência corporal, atuando como medida preventiva de futuras doenças.

     

    Objetivos Específicos

    - Valorizar os(as) estudantes como cidadãos e a escola como uma instituição que promove a formação humana e o aperfeiçoamento pessoal. 

    - Incentivar os(as) estudantes para o autoconhecimento através para a observação de si mesmo(a) em suas práticas quotidianas no que se refere à postura corporal e à saúde do corpo como um todo. 

    - Tabular dados extraídos da pesagem da massa corporal (kg) e estatura (cm) dos(as) estudantes e suas respectivas mochilas, observando o índice percentual da carga máxima permitida (peso das mochilas) em relação à massa corporal, o que não deve ultrapassar 10% da mesma. 

    - Conscientizar os(as) estudantes sobre o uso comedidos de celulares, tablets, vídeo games, computadores, TV etc avaliando os impactos que podem ser negativos na adolescência e vida adulta. - Promover mudança de hábitos nos(as) estudantes em relação à educação postural quanto ao uso de mochilas, principalmente com relação à diminuição da quantidade de carga transportada vivência diária. 

    - Avaliar o grau de satisfação dos adolescentes com sua imagem corporal, utilizando as escalas de silhueta de Stunkard e Kakeshita a fim de promover a percepção consciente do seu corpo. 

    - Despertar nos(as) estudantes sobre os benefícios da prática da atividade física e os malefícios agravados pelo sedentarismo como vícios posturais, dores nas costas, dores lombares e na cervical ocasionados pela sobrecarga de peso na mochilas. 

    - Instigar os(as) estudantes para o autoconhecimento: vivenciar práticas aeróbicas com vistas também ao autocontrole (controle da ansiedade e stress).

    Confira a integra do projeto Os Números da Saúde Física